Blog
Sexta-feira, 25 Outubro, 2019
A importância do Last Mile para o processo logístico
A cada dia fica mais claro que o Last Mile é a etapa mais importante para o processo logístico. É nela que se garante a satisfação do cliente final, uma vez que é nesta fase que o consumidor irá avaliar a experiência da compra como positiva ou não.
Neste texto você entende mais sobre o Last Mile e sua importância.
O que é o Last Mile
Last Mile é um termo usado no supply chain e no planejamento de transporte que se refere ao movimento de pessoas e produtos do centro de distribuição até o destino final. É durante esse processo que o lojista mostra a qualidade do serviço através de uma entrega bem executada dentro do prazo estipulado.
Desde o surgimento e desenvolvimento do e-commerce, a forma como os clientes se relacionam com essa etapa logística se transformou completamente. A compra que se limitava à loja física foi substituída pelo empoderamento do cliente final, que agora pode rastrear sua compra ler avaliações de outros clientes sobre o processo de entrega. Além, é claro, de pagar mais barato pela compra feita virtualmente.
Apesar de sempre fazer parte do planejamento logístico, o Last Mile é geralmente a etapa que representa mais custos para a cadeia logística (é de 28 a 53% do custo total das empresas).
Como otimizar o Last Mile
É muito importante investir em estratégias de gestão logística que otimizem o fluxo, com isso reduzindo custos tanto para as empresas quanto para o cliente final. Além disso, um Last Mile otimizado evita problemas troca e reenvio do produto.
Algumas ações podem descomplicar esse processo, são elas:
– Planejamento de toda a entrega, principalmente da rota utilizada e dos possíveis imprevistos nela encontrados;
– Agendamento da entrega, etapa que evita o não recebimento da mercadoria (além da consequente comunicação frequente para confirmar a presença do cliente);
– Investimento na malha de distribuição, ou seja, estoque distribuído em diversos Centros de Distribuição;
– Estudar o processo de distribuição feito atualmente para identificar onde há mais erros e tentar consertá-los.
Last Mile CIAT
Em todas as pontas do nosso negócio, nosso objetivo é alcançar expansão com crescimento integrado com clientes e fornecedores, sendo esse nosso melhor referencial de resultado. Por isso investimos frequentemente no treinamento e reciclagem dos colaboradores para que possamos oferecer sempre a solução mais adequada.
Atendemos cada um de nossos clientes com um tratamento diferenciado e personalizado. Isso gera satisfação e fidelidade, que trazem a credibilidade e o alto padrão às nossas maiores marcas.
Entre em contato conosco através do telefone (81) 3376-1240 para saber mais como otimizamos o Last Mile no seu processo logístico.
Índice