Blog

Terça-feira, 29 Setembro, 2020

Os desafios da gestão do transporte rodoviário

No Brasil, mais de 60% dos produtos e mercadorias são distribuídos por meio de rodovias. Por isso, as transportadoras e os operadores logísticos ocupam posições de destaque no mercado nacional. Apesar disso, ainda há muitos desafios que precisam ser ultrapassados para conseguir atender essa grande demanda. Cada dia mais dependentes do transporte rodoviário, as empresas precisam investir em tecnologia e gestão visando principalmente os clientes e sua fidelização.

Os principais desafios do transporte rodoviário no Brasil

Em síntese, a transportadora precisa garantir a integridade da carga, a entrega no prazo combinado e custos minimizados. Este cenário representa desafios diários para o setor, que deve estar atento às diversas etapas da gestão do transporte rodoviário.

Alguns desses desafios são:

Altos custos

Apesar de necessário para toda a operação empresarial, o transporte rodoviário pode representar um grande gasto para as corporações. Estima-se que uma empresa gasta em média 15% de sua receita com logística. Desse percentual, 60% é dedicado ao transporte.

Alto grau de dependência do modal rodoviário

De acordo com uma pesquisa realizada pelo CEL/Copeead, a maioria das empresas brasileiras transportam cerca de 88,3% de suas cargas por rodovia. Com a maioria da movimentação de mercadorias sendo feita por rodovias, a alta procura exige uma gestão inteligente.

Gestão de patrimônios, pessoas e processos

É papel da transportadora manter seus ativos, veículos e máquinas operantes, em boas condições. Só assim é possível evitar imprevistos que terminem por atrasar a operação. Neste sentido, a manutenção preventiva dos veículos e a realização do teste de opacidade são essenciais para a gestão de patrimônios no transporte de cargas.

A gestão de pessoas é também um grande desafio da área, uma vez que é necessário treinar, observar, avaliar o desempenho e consertar possíveis gargalos relacionados à equipe. São as pessoas que serão as responsáveis por manter o funcionamento da operação, realizar cotações, operar máquinas e equipamentos, manusear mercadorias, conferir estoque e negociar com clientes e fornecedores.

Quanto aos processos, eles precisam funcionar como um relógio. A execução inadequada de uma etapa pode comprometer toda operação e, consequentemente, a saúde do negócio. É preciso estar sempre atento ao faturamento, margem de lucro, custos fixos e variáveis, precificação do serviço e adequação fiscal.

Todos os processos, no entanto, têm como ponto central o mesmo objetivo: atender as necessidades dos nossos clientes. É por isso que a CIAT segue todos os passos e busca transportar a carga com segurança e eficiência, além de facilitar os trâmites para nosso cliente. Quer contar com nossos serviços? Então entre em contato pelo site ou telefone: (81) 3376-1240.

Índice

Preencha o formulário para falar conosco

Newsletter

Cadastre seus dados e receba novidades do segmento em seu e-mail.