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Sexta-feira, 1 Novembro, 2019

Por que aplicar o BI (Business Intelligence) na logística?

Avanços tecnológicos e mercado cada vez mais competitivo exigem mudanças estruturais na forma de se fazer negócio. Para ajudar empresas de diversas áreas a enfrentar essas transformações, surgiu o BI (em inglês Business Intelligence), uma ferramenta que transforma o acesso a informações estratégicas dentro de uma empresa em um ativo mais dinâmico e ágil.

Com o BI, é possível transformar dados concretos em estratégias de negócio que impulsionam o crescimento de uma empresa, além de identificar e consertar falhas dentro de uma operação. Para saber como e porque aplicar o BI à logística, leia este post na íntegra.

Leia este post e saiba como e porque aplicar o Business Intelligence à logística.

O que é o BI?

Vindo do inglês, Business Intelligence (inteligência de negócios), é um termo que se refere à coleta, organização e análise de dados de um negócio que tem como objetivo final a tomada de decisão estratégica em uma empresa.

Trata-se de um conjunto de processos que resultam na entrega de informação estratégica para a pessoa certa no momento ideal. O BI é, portanto, o alinhamento perfeito de 3 pilares básicos: coleta de dados, análise desses dados e tomada de decisão (e monitoramento).

Como aplicar o BI à logística

Como em qualquer outra área, é preciso adaptar os processos para a realidade da logística para fazer o uso do BI da maneira correta. O Business Intelligence ajuda a otimizar a cadeia logística baseando-se em dados seguros, o que ajuda a “prever” um futuro próximo.

Na logística o BI é essencial para:

Diminuir perdas

Com o uso de softwares de monitoramento de processos, é possível ter informações assertivas do estoque, identificando onde há desvios, erros de faturamento ou perdas. Também é possível verificar o nível de estoque de matéria-prima para produzir os materiais através de comparação.

Identificar gargalos de produtividade

Com as informações corretas é possível fazer a curadoria do estoque e identificar possíveis problemas comparando o que está armazenado com o que está registrado na contabilidade.

Além disso, é possível encontrar e eliminar problemas com o prazo entre a solicitação de um pedido ao fornecedor e o recebimento da mercadoria.

Otimizar as entregas

Através da automação de informações sobre as entregas, é possível acompanhar o indicador de atendimento de pedidos, avaliando o número de itens entregues e a porcentagem de produtos devolvidos ou com defeitos.

Além disso o BI ajuda a avaliar se as entregas foram feitas dentro do prazo e, no caso de terem sido entregues fora do prazo, identificar os motivos por trás do atraso.

A inteligência CIAT

Usar a inteligência de negócios em diferentes etapas é essencial para conseguir bons resultados e manter a empresa em crescimento. Os líderes e gestores precisam usar os dados passados e atuais de forma a criar estratégias inovadoras e assertivas.

Aqui na CIAT, trabalhamos lado a lado com nossos parceiros e clientes, otimizando cada processo para que o serviço seja impecável. Quer saber mais sobre como utilizamos o Business Intelligence aqui na CIAT? Entre em contato: (81) 3376-1240.

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