Blog
Terça-feira, 22 Setembro, 2020
Como funciona a logística de cosméticos
O Brasil é um dos maiores mercados mundiais em produtos farmacêuticos, próximo aos maiores produtores e exportadores mundiais. No ano passado, um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal revelou que o setor de Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) movimentou US$ 30,3 bilhões, colocando-se como o quarto maior do mundo. Esse setor da indústria brasileira teve participação de 6,2% nas vendas globais, atrás apenas de Estados Unidos (18,3%), China (12,7%) e Japão (7,7%), posicionado à frente da Alemanha (4,1%).
Com o segmento de cosméticos crescendo tanto anualmente, os serviços logísticos voltados ao atendimento das grandes redes de farmácias, lojistas e e-commerces, por exemplo, também crescem. Quanto maior a movimentação de mercadorias do tipo, mais serviços logísticos de distribuição, gestão e abastecimento são necessários.
Os desafios da logística no setor de cosméticos
Toda mercadoria tem suas especificidades e, claro, isso não é diferente no caso do setor de cosméticos. Cada produto precisa seguir um padrão predeterminado na armazenagem, que deve ser feita em locais especializados e adaptados para a permissão de funcionamento junto ao órgão regulador, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Além disso, o operador precisa ter licenças especiais, tanto da Anvisa quanto da Apevisa, que garantem a qualidade do armazenamento. São muitos os desafios no setor de cosméticos para o operador logístico. Alguns exemplos são:
Prazo de entrega
Geralmente entregues em um curto espaço de tempo, os produtos do setor de cosméticos pedem agilidade na entrega. Ao mesmo tempo, a integridade dos produtos deve se manter intacta, uma vez que normalmente são frágeis e precisam estar armazenados na temperatura correta.
Ambiente aprovado pela Anvisa
Um operador licenciado pela ANVISA para armazenar cosméticos precisa estar com toda a documentação em dia, além de fazer as inspeções periódicas, que analisam a limpeza, iluminação e temperatura do ambiente onde os cosméticos ficam armazenados.
Embalagem e temperatura durante o transporte
Esse é um detalhe que exige atenção, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e nas estações mais quentes do ano. Se submetidos a altas temperaturas, muitos produtos cosméticos podem perder algumas propriedades ou não funcionar propriamente, o que pode resultar em devoluções e dor de cabeça para o operador.
Durante o transporte de cosméticos, deve-se observar a fragilidade dos produtos e suas embalagens, bem como a incidência de calor sobre a mercadoria. Ou seja: todo cuidado é pouco quando o assunto é transportar cosméticos.
A logística de cosméticos da CIAT
A armazenagem e a distribuição de cosméticos exigem uma gestão qualificada que considere, principalmente, os fatores determinantes para a integridade da mercadoria e a sua rápida distribuição. Só com uma gestão qualificada é possível evitar a elevação de custos, uma vez que, quanto maior o tempo de parada do estoque, maior é o custo com capital de giro.
Com quase uma década de experiência em armazenagem, distribuição, importação e exportação, a CIAT Logística integrada está preparada para atender às necessidades logísticas do setor de cosméticos. Licenciada pela Anvisa e Apevisa, a operadora logística segue rigidamente as determinações necessárias no setor de cosméticos.
Quer saber como a CIAT pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco pelo (81) 3376-1240 e vamos conversar!
Índice